1999: Trabalhadores Sociais Comprometidos com o seu Futuro

 

B. Alfredo Henríquez C.(1)

De qualquer modo,
não podemos falhar o futuro,
onde mais ou menos
americanamente já estamos

Eduardo Lourenço (1999)

 

1Trabalhador Social, Mestre em Serviço Social, Presidente do Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social-CPIHTS, docente do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

 

1999 terá sido o "Ano da Graça" para o Serviço Social Português (SSP) e para os trabalhadores sociais portugueses. Pode dizer-se, de forma brutal, que nada será como dantes. O investimento gradual de uma década de trabalho, às vezes colectivamente desencontrado, contraditório e violento, proporcionou à nossa profissão consumar e consolidar questões, que do ponto de vista académico e profissional, constituem um marco indiscutível para a afirmação da nossa cidadania profissional. Parece que alguns colegas Assistentes Sociais decidiram não adiar as promessas para o próximo Milénio e organizaram as suas vidas de modo a interferirem para mudar o rumo do colectivo ou melhor, na cultura profissional dos trabalhadores sociais portugueses. Para outros, foi o acaso que os juntou nesses dias sem serem noutros. Foram estabelecidas estratégias individuais ou colectivas, onde se desenharam alianças, às vezes precárias, noutros casos, consumaram-se paixões e cumplicidades de sempre, de jornadas intermináveis de trabalho e de luta.

Outras explicações para esta coincidência histórica-factual fica na esfera da poesia e da lembrança. Da mestre Alcina Monteiro, professora do ISSS do Porto nos fica a sua obra incompleta que deve ser divulgada.

 

Qualificação académica ao mais alto nível

Os indicadores a serem considerados gravitam na área académica e prendem-se com a qualificação e a obtenção do grau de Doutor em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, das nossas colegas Professora Doutora Maria Augusta Negreiros[1], do ISSS de Lisboa, da Professora Doutora Fernanda Rodrigues, do ISSS do Porto, que já em 1997 tinha sido laureada pela Universidade de Kiev-Mohyla Academy, com o título de Professora Doutora Honoris Causa, como reconhecimento pelos seus contributos académicos no trabalho de desenvolvimento curricular nas áreas de Serviço Social e Política Social dessa Universidade. Este é um facto inédito no Serviço Social Português.

A reforçar estas conquistas significativas, está a caminhada para a concretização da sua tese de Pós Doutoramento em Serviço Social, o trabalho de pesquisa da nossa colega, Coordenadora Científica do CPIHTS, Alcina Maria de Castro Martins, sobre Mulheres Rebeldes em Serviço Social em Tempos de Ditadura, sob a orientação da professora Doutora Myrian Veras Baptista, da PUC/SP. Com o patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia- PRAXIS XXI, a pesquisa qualificada subiu de patamar. A alta qualificação ao mais alto nível em Serviço Social está em curso.

Em suma, a quebra do jejum académico em Serviço Social, neste patamar[2], é significativa: em 1999 temos a registar a existência de quatro trabalhadoras sociais portuguesas com o grau de Doutor na disciplina de Serviço Social.

A Prof. Doutora Fernanda Rodrigues confraternizando com as autoridades académicas nos Jardins do Campus da Universidade de Kiev-Mohila Academy, depois da cerimónia .

O Diploma que outorga o título de Doutora Honoris Causa, na versão bilingue, datado de 24 de Abril de 1997, com a chancela do Presidente, do Reitor da Universidade e do Presidente do Senado universitário. Ficam estes documentos para a história do Século XX da profissão do Serviço Social Português.

 

Nesta ordem de ideias, sublinhamos ainda a aprovação nos seus exames de qualificação para doutoramento dos mestres: Marilia Andrade do ISSSL, em 1998; de Helena Nunes do Porto, de Rudy Van Dan Hoven, de Alcina Monteiro (RIP) do ISSS do Porto, de Francisco Branco do ISSS de Lisboa, todos em 1999. Finalmente, Marlen Rodrigues[3] e Rosário Serafim qualificaram-se para o doutoramento em 2000.

A lista dos colegas a iniciar a sua qualificação de Doutoramento na área de Serviço Social (Lisboa e Porto) ao abrigo de protocolos com a PUC de São Paulo, Brasil é significativa. Os colegas que concluíram, que estão terminar ou a iniciar mestrados e pós-graduações na área de Serviço Social aumentam mais as expectativas de crescimento do conhecimento e da intervenção qualificada nesta área das Ciências Humanas.

Tudo leva a acreditar que nas primeiras décadas de 2000, teremos uma fornada de doutores e mestres em Serviço Social que não tem qualquer comparação com períodos antecedentes do SSP e que estaremos a partilhar a liderança dos outros países da Europa na esfera da qualificação e produção de conhecimento. Observe-se que nos mestrados que estão a decorrer, tanto no ISSS do Porto como no ISSS de Lisboa e com o previsível começo do Mestrado em Serviço Social no Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra em Outubro de 2000, sob a direcção de Alcina de Castro Martins; no espaço de 3 a 4 anos teremos entre 30 a 50 futuros mestres que virão a reforçar as estruturas educativas e os quadros docentes dos cursos de Licenciatura e na renovação de quadros nalguns serviços.[4] Também acreditamos que as novas escolas de Serviço Social não viveram eternamente "à sombra da bananeira" e que mais tarde ou mais cedo terão de exigir aos seus docentes e investigadores qualificações suficientes para proporcionar ensino de qualidade e pesquisas credíveis e de ponta, nesta área de Serviço Social.

Os custos económicos, sociais e humanos, que nem sempre transparecem nas cerimónias, nas bancas, ou nas teses; devem ser de futuro, partilhados e subsidiados por todos àqueles que querem participar da nossa profissão e acompanhar democraticamente a sua cultura científica. Neste capítulo, deve ficar registado o nosso testemunho público a esta geração de colegas que nos oferecem este grandioso legado profissional. Este reconhecimento é extensivo, sobretudo aos profissionais brasileiros que contribuíram com o seu conhecimento para tornar viável a qualificação em Serviço Social. No que toca de perto ao CPIHTS, o nosso reconhecimento para o trabalho incansável da Professora Doutora Myrian Veras Baptista, do Professor Doutor Ezequiel Ander Egg, Professora Doutora Maria José Aguiar, Professor Vicente de Paula Faleiros, Professora Doutora Maria do Carmo Falcão e outros tantos amigos, que generosamente nos acompanham ao longo destes anos.

 

Nome do Investigador

Dissertação

Data

Professores

Orientadores

Maria de Fátima Alves

A Família como suporte da política de Saúde Mental em Portugal

1998

Profª. Doutora Luisa Ferreira da Silva

Maria de Fátima Reto

Epilepsia e Classes Sociais

1999

Profª. Doutora Luisa Ferreira da Silva

Maria Luisa Pires

Entre as Estruturas e as Interacções - os princípios de racionalização da acção profissional de Assistentes Sociais Hospitalares

1999

Profª. Doutora Aldaíza Spossati

Isaura de Ascensão Ventura

Protecção às crianças em Portugal: da Legislação à prática

1999

Profª. Doutora Luisa Ferreira da Silva

Maria Cecília Pignatelli

Os suplementos de alma do Estado Providência. - sobre a visibilidade da face oculta do desemprego de longa duração lógicas e vivências dos actores

1999

Prof. Doutor José Alberto Correia

Adelaide Malaínho

Entender a Terceira Idade na procura de soluções. - Recolhimento: uma Resposta adequada

2000

Prof. Doutor Albertino Gonçalves

Maria Luisa Macedo da Costa Pinto

Cultura Profissional dos Assistentes Sociais

2000

Prof. Doutor Augusto Santos Silva

Paula Cristina Vieira

Contributos para proble-matizar o potencial o potencial transformador do associativismo

2000

Prof. Doutor António Teixeira Fernandes

Maria Manuela Figueira

Acção Social e Rendimento Mínimo Garantido. Da Assistência a um Direito " quase" Garantido.

2000

Prof. Doutora Carmelita Yasbek

Eduardo Guimarães

Dos interesses à participação: Um olhar sobre as Associações de representantes de interesses dos Assistentes Sociais

2000

Profª. Doutora Carmelita Yasbek

 

Os quadros que apresentamos sobre a evolução na pós- graduação do Porto e de Lisboa são indicadores desta evolução significativa da qualificação dos assistentes sociais em Portugal nestes anos, marcados pela transição do Milénio. Uma análise pouco aprofundada sobre o conteúdo das tese nos indica a grande preocupação de reflectir sobre a prática profissional em diferentes comunidades populacionais (crianças, velhos, mulheres - género, retornados, etc.) e sectores ( saúde, segurança social, etc.), também sobre as políticas sociais sectoriais ou medidas sociais que estão sendo aplicadas no presente (RMG, Luta contra a Pobreza, etc.) e, em menor medida, sobre a própria profissão (história, auto-representações).

Nome do Investigador

Dissertações

Data

ProfessoresOrientadores

Manuel Menezes

Serviço Social e Cidadania:
A Experiência da Região Centro

1998

Prof. Doutor Bragança de Miranda

Jorge F. Leitão

A Intervenção Social e judicial no problema criança maltratada. Relação e/ou intersecção

1998

Prof. Doutor Casimiro Balsa

M.ª da Conceição Monteiro

O Processo de institucionalização do serviço Social na C. M. de Lisboa no âmbito da habitação social

1998

Prof. Doutora Alcina de Castro Martins

M.ª José Queirós

A Gestão Social da Pobreza num cenário de crise

1998

Prof. Doutora Aldaíza de Oliveira Spossati

Manuela Vicente

Serviço Social nas Organizações Hoje

1998

Prof. Doutor Albino Lopes

Julia Cardoso*

O IARNE um Experimento no rumo de um Estado Providencia em Portugal

1998

Prof. Doutor José Paulo Netto

Emilia Ferreira*

Sinistralidade Laboral e Exclusão Social - Um jogo viciado

1998

Prof. Ursula Simon Karsh

B. Alfredo Henríquez

A Construção da Profissão de Serviço Social e o Estado de Mal - Estar Social Salazarista.

1999

Profª. Doutora M. Veras BaptistaProfª. Doutora Alcina de Castro Martins

Aida Ferreira

O Género Feminino objecto de políticas sociais - que igualdades de género no emprego ?

1999

Prof. Doutor Bragança de Miranda

Aurora Matias

Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social no Instituto Português de Oncologia

1999

Profª. Doutora Alcina de Castro Martins

Edite Esteves

Parceria num Contexto de Exclusão

1999

Prof. Doutora Alcina de Castro Martins

Teresa Nobre

A Ilusão do Direito à Saúde

2000

Prof. Doutor Bragança de Miranda

 

Investigação em Serviço Social

O Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social, actualmente o único centro de investigação na área de Serviço Social, contribuiu para este esforço da classe com a obtenção do grau de Mestre em Serviço Social, dos seus investigadores Maria José Queiroz e B. Alfredo Henríquez. C, que conjuntamente com Maria Beatriz Couto, Maria Dorita Anjo e Dinah dos Reis Ferreira, iniciaram a frequência de disciplinas de doutoramento em Serviço Social. Os dois primeiros como estudantes livres. A mestranda Dra. Rosa Tomé, do Instituto Superior de Serviço Social Miguel Torga, de Coimbra, está a caminho de terminar a sua tese de Mestrado.

Registamos ainda, que em 1999, a nossa jovem instituição acolheu duas estagiárias doutorandas em Serviço Social: Yara Frizzera, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Patrícia Cavalcanti, da Pontifícia Universidade Católica de S.Paulo.

Mas, outro indicador importante e não menos solene que o anterior, é constituído pelo reconhecimento institucional do CPIHTS, por parte da Fundação de Ciência e Tecnologia, como Unidade de Investigação & Desenvolvimento. O CPIHTS, após prévia apresentação de um Projecto de Investigação (1998) foi confrontado com duas comissões internacionais de avaliação, constituídas por especialistas de diversas áreas das Ciências Humanas (História, Sociologia, Demografia, Antropologia, Psicologia) obtendo a classificação final de Bom (Good), facto relevante na cultura profissional, especialmente em condições adversas. Em 1999 o Serviço Social, através da equipe do CPIHTS, conquistou uma área importante para a actividade profissional, a investigação qualificada.

Sublinhamos que os dois painéis foram constituídos pelos Professores Doutores José Jobson de Andrade Arruda, José Ênio Casalecchi, Bernard Vincent, Joaquim Antero Romero Magalhães (coordenador da área de História), Jean- Michel Berthelot, Jacques Coemen-Huther, Karel Dobbelaere, Bryn Wilson, Liliane Voye (Coordenadora da área de Sociologia, Antropologia, Demografia e Geografia).

Deste último painel destacamos o período mais importantes da sua avaliação sobre projecto do CPIHTS:

…De toute évidence, il s'agit ici d'un groupe quelque peu diferent de tous les autres et qui ne peut dès lors pas être juge exactement selon les mêmes critères. En effet, ce centre s'inscrit dans le projet de qualification académique du travail social, ce qui signifie qu'il vise a rendre possible le développement des recherches en la matière. Ses activités se déploient sur une base de bénévolat e de fort engagement personnel -ce qui ne peut qu être salué -combiné avec un haut niveau de professionnalisme et une large efficacité dont témoignent ses coopérations tant au plan national qu'international et ses publications.

 (…) Soulignons que, jusqu'à présent, les activités -publications, organisations de colloques, de formation continue - non pas être menées à bien que grâce à l'enthousiasme et a la compétence des membres.

 

Investigação, (re)produção e publicitação

Os trabalhos das fénix e das formigas

Também a área da (re)produção, divulgação e publicitação dos conhecimentos foi sacudida por esta vaga que escapou à normalidade da disciplina. 1999 também terá sido marcado pela publicação de duas teses de doutoramento em Serviço Social. Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português constituiu o corolário do esforço das investigações de Alcina Maria de Castro Martins na área da História do Serviço Social. Laureada com o reconhecimento público das mais prestigiadas instituições na área científica do pais: Fundação Calouste Gulbenkiam, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministério da Ciência e Tecnologia. Para que não restem dúvidas aos trabalhadores Sociais, esta volumosa obra dedicada pela autora às pioneiras do Serviço Social, foi editada na série de Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, destas ilustres instituições a trabalhar em parceria editorial[5].

A apresentação pública mereceu elogiosas intervenções dos dirigentes das instituições referidas sobre esta obra prefaciada pelo Professor Doutor Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra e pela Professora Doutora Myrian Veras Baptista, da Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo. Foi comentada pela Professora Doutora Teresa Beleza e pela Professora Doutora Teresa Joaquim. Ainda em 1999, a divulgação junto dos especialistas das Ciências Humanas, profissionais e dos estudantes foi apoiada pela crítica da especialidade (veja-se a revista História, N.º 20, Dezembro de 1999). O CPIHTS, que estimulou a autora para este feito e organizou a cerimónia, contribuiu para a divulgação e mobilização de colegas, estudantes, cientistas amigos e autoridades académicas.

Fruto de um esforço editorial conjunto CPIHTS - Projecto Atlântida e ISSSL - Dep. Editorial, foi publicada a Tese de Doutoramento em Serviço Social de Fernanda Rodrigues, Assistência Social e Políticas Sociais em Portugal que mereceu elogios e honras semelhantes à anterior, no Porto, com a apresentação da obra por parte da Professora Doutora Aldaíza de Oliveira Spossati, da PUC de S. Paulo. Numa sala marcada pelo clima de solidariedade dos estudantes, profissionais e de colegas de outras áreas das Ciências Sociais.

Como tivemos oportunidade de afirmar no Porto, estas duas teses de doutoramento em Serviço Social, devem ser "apropriadas" como património cultural e científico dos profissionais e das futuras gerações de investigadores e estudantes de Serviço Social.

A propósito da obra de Fernanda Rodrigues, a Profª. Doutora Aldaíza Spossati escreveu os seguintes acertados comentários no prefácio De forma criativa inscreve a assistência social como vertente instigadora a moldar uma nova concepção para o domínio da política social. (....) Faz surgir nova trama, novos significados e novas perspectivas.

Assim é Fernanda Rodrigues, Fénix que descobre no fragmento os "elos partidos" de uma nova crítica que se quer esperançosa por não temer o desafio e que se quer propositiva por insurgir-se criativamente perante o futuro .

Outros trabalhos significativos de pesquisa qualificada em Serviço Social viram a luz em 1999, como a história da profissão não é só feita de nomes épicos, as formigas também ganharam asas:

Prometido para 1998, só em 1999 a obra da Mestre em Serviço Social Maria Fernanda Encarnação e do Mestre em Serviço Social José Manuel Figueiredo Santos, Modernidade e Gestão da Velhice conheceu os seus leitores. O Centro Regional de Segurança Social de Faro apostou acertadamente na obra que brindou aos trabalhadores sociais uma reflexão de qualidade analítica indiscutível numa área de ponta para o panorama europeu. em Ciências Humanas: a questão do envelhecimento nas sociedades capitalistas. Estes dois colegas, discentes do Professor Doutor José Paulo Netto e do Professor Doutor José Bragança de Miranda, desempenham a sua actividade de docentes ligados ao ISSS de Beja a à Universidade do Algarve.

A Tese de Mestrado em Economia e Política Social da licenciada em S. Social, Maria Manuela Coutinho, investigadora do CPIHTS, A Assistência Social em Portugal - 1965/1971: um Período Charneira, distinguida com um prémio nesta área, publicada pela Associação Portuguesa de Segurança Social, analisa no período histórico, atrás referido, as transformações das Políticas de Assistência Social e dos actores destas transformações para as quais os Assistentes Sociais também terão sido responsáveis. A originalidade neste trabalho, entre outras questões é a tentativa de explicação histórica da construção da metodologia de intervenção social comunitária em Portugal. Utiliza uma metodologia versátil que integra técnicas diferenciadas (pesquisa documental, recolha de testemunhos directos dos protagonistas através de entrevistas).

Na obra de Maria do Rosário Serafim as intervenções sociais e as parcerias institucionais no mundo rural constituem as reflexões centrais de uma obra patrocinada pela Direcção Geral de Desenvolvimento Rural. Outras Mediações Estado /Sociedade - As Parcerias no Programa Leader prefaciada pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural é fruto de um trabalho de pesquisa para a dissertação da tese de Mestrado em Serviço Social (ISSSL /PUC S. Paulo) dirigido pelo Professor Bragança de Miranda. Publicada em 1999.

O livro A Acção Social em Debate editado em 1999 pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social/Direcção Geral de Acção Social/Centros Regionais de Segurança Social, em cujos autores, ladeando investigadores de vanguarda como os Prof. Doutor Alfredo Bruto da Costa, Prof.. Maria Manuela Silva, Prof. Doutor Rogério Roque Amaro, Professor José Manuel Enriques, Prof. Doutor Pedro Espanha; podemos reconhecer um conjunto de colegas assistentes sociais: Fernanda Rodrigues, Francisco Branco, Isabel Guerra, doutorada em Sociologia, Joaquina Madeira, coordenadora da obra, as mestres Maria Fernanda Encarnação e Teresa Salselas. Este trabalho bastante cuidado, é o fruto do investimento dos autores no ciclo de Encontros que dá o nome à obra, organizadas pela Direcção de Acção Social em parceria com os cinco Centros Regionais de Segurança Social, que decorreu ao longo de 1988.

Também a revista Intervenção Social não deixa os seus créditos por mãos alheias. Apesar de no seu N.º 19 repetir textos e documentos, já divulgados pela Associação de Profissionais de Serviço Social[6], sobre Ética e deontologia profissional, e por outros publicitados como documentos de trabalho; ofereceu-nos apenas um artigo original em Serviço Social. O que constitui a novidade da revista nesta área disciplinar é A utilização da informática na Acção Social. Rendimento Máximo Garantido, da Dra. Teresa Salema Cordeiro, Assistente Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que está a liderar o projecto de informatização do atendimento social da Acção Social dessa instituição. Das suas conclusões fundamentais deixamos este apelo que constitui a ruptura com a idade da pedra, no plano da utilização de instrumentos de trabalho: face à inevitabilidade da introdução da informática na Acção Social e aproveitando o facto de, entre nós, estar ainda no início, é tempo de Escolas e profissionais de Serviço Social, individualmente, e através das suas estruturas associativas, despertarem/acordarem para o problema e tomarem em mãos o processo. (p.84)

O N.º 20, de Dezembro de 1999, apresenta-nos uma Intervenção Social mais generosa na nossa área. As mestres Aurora Matias, Rosário Serafim e o mestre Manuel Menezes encontraram espaço para divulgar três reflexões de primeira ordem. A primeira nos ofereceu um "cheirinho" bastante substancial da sua tese de mestrado, a partir do artigo Génese e Emergência do Serviço Social na Saúde. Gratificante e pedagógica leitura, a partir dos pensadores mais lúcidos e cultos da sociedade portuguesa dos últimos tempos sobre esta temática particular da saúde. A história das ideias está presente e o estudo/debate sobre o impacte do pensamento republicano e o movimento laico continua actualizante. A segunda decidiu tornar visível algumas das reflexões que a levam ao doutoramento, pela mão do professor Bragança de Miranda, e que esta na base da comunicação apresentada na Abertura do Ano lectivo 1999/2000 do ISSSL, realizada em 1999: A Sociedade de Informação, a valorização do local e a afirmação do agir colectivo: Desafios à Intervenção Social. Por fim, o nosso colega de Coimbra, Mestre Manuel Menezes, nos apresenta um tema que está em discussão devido aos seus contornos políticos, legais e dramáticos nesta paradoxal cidadania europeia: As Comunidades Emigrantes em Portugal.

Continuando com este levantamento, devemos destacar a publicação do trabalho da mestre em Serviço Social Maria de Fátima Bacelar T. Reto, Epilepsia e Classes Sociais. Especialmente recomendado para os nossos colegas e alunos da área da saúde, e para os que acreditam na solidariedade. Sem dizer agua vai, este belo e ousado trabalho científico da nossa colega do Porto, foi laureada em 1999 com o Prémio Liga Portuguesa Contra a Epilepsia.

Provocadora e arrojada a obra colectiva Serviço Social - Profissão & Identidade, Que Trajectória ? que decidiu lançar o debate em Coimbra, Porto e Lisboa, sobre questões candentes. Da autoria da Professora Doutora. Maria Augusta Negreiros, da Professora Doutora Alcina de Castro Martins do CPIHTS, da Professora Doutora Josefina Figueira Mc Donough, a residir nos Estados Unidos e do trabalhador social, Mestre B. Alfredo Henríquez, do CPIHTS, fecha o nosso pequeno e provisório levantamento. Esta obra, que não paga tributos, corresponde a reflexões centradas no Serviço Social (investigação, historicidade do processo de obtenção da Licenciatura, sociologia das profissões, participação política dos profissionais) prefaciada pelo Professor Doutor Vicente de Paula Faleiros, é uma iniciativa editorial internacional (Lisboa/São Paulo) que se quer original e vanguardista. Suportada pelos autores e aceitando desafios teóricos, inaugura uma nova linha no espaço das produções no Serviço Social Português. Surgida em 1999, a editora Cadernos do Futuro, promete mais títulos.

Esta inventariação inacabada da produção em Serviço Social, de certeza que sofreria um acréscimo considerável dos artigos e ensaios de carácter científico, exploratórios ou de opinião, incluídos nas revistas nos papers[7] ou na Net aos quais o nosso Centro de Documentação não teve acesso, apesar dos sérios apelos aos colegas, não entanto, parecem constituir uma amostra significativa de um movimento cultural produtivo que está a marcar a nossa disciplina nestes últimos tempos.

Para os colegas que tem maiores dificuldades em ver publicados os seus trabalhos, também o nosso Centro disponibiliza recursos para viabilizar as produções é só uma questão de mandar dois exemplares de cada obra ou artigo para serem apreciados pelos responsáveis.

 

Novos projectos pedagógicos e velhos dilemas

Ora, se o panorama descrito anteriormente é encorajador, outros elementos nos levam a encarar o futuro com reservas. Continuando a olhar para o nosso umbigo... o ano de 1999 foi palco para novos projectos académicos na área da Licenciatura em Serviço Social. Todos eles desencontrados e alguns construídos e alimentados na base dos corpos e dos planos curriculares a partir das escolas de Lisboa, Porto e Coimbra. Estas últimas, profundamente vulnerabilizadas pela ausência de políticas internas de carreiras docentes com exclusividade, serviram de suporte para a composição dos novos cursos. Mas também o próprio Estado autoriza licenciaturas em Serviço Social a instituições, mesmo estatais, que não possuem qualquer licenciado em Serviço Social.

Os dados compilados a partir de documentos públicos e publicitados, porque nem todas as escolas estão para facilitar informações (o segredo é a alma do negocio), especialmente os seus programas e conteúdos curriculares; indicam que existem doze projectos de licenciatura na nossa área e que outros estão agendados neste sentido. Veja-se o quadro que apresentamos sobre as licenciaturas em Serviço Social. Estará por surgir um novo curso da Universidade Lusófona, no Porto, outro do Instituto Piaget, tal vez em Almada, e duas câmaras municipais disputam publicamente a criação de estabelecimentos de ensino em Serviço Social, vinculando-se ao Instituto Politécnico de Lisboa.: Câmara Municipal de Alverca e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Estes cursos, possuindo o perfil atrás referido são bi-etapicos, ou seja conferem o grau de bacharelato e licenciatura num espaço de tempo curricular que pode oscilar entre três a cinco anos.

Na saga da Universidade Católica, outros estabelecimentos Universitários abriram as portas ao Serviço Social, quebrando o panorama dos históricos Institutos de Lisboa (ISSSL) com a sua sede em Beja, o ISSSC de Coimbra (hoje Instituto Superior Miguel Torga) e o ISSSP do Porto.

Assim, começou o Curso de Licenciatura em Serviço Social da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. Tendo como objectivo formar diplomados para intervirem qualificadamente e de modo inovador, numa sociedade que tem de vencer a desertificação e a implosão do social, combinando a engenharia social com uma perspectiva de sociedade solidária, ao que nada do que é humano lhe pode ficar alheio, pois em última análise, se trata de cuidar do mundo com todo os meios científicos e técnicos que o estado da arte permite e exige.

Esta licenciatura, dimensionada curricularmente para quatro anos, que se quer científica e laica, propõe saídas profissionais não só no espaço tradicional nacional, bem como no espaço europeu e africano.

 

Cursos de Licenciatura em Serviço Social

Escolas Serviço de Social

Ano de Fundaçãoe Entidade patrocinadora

Enquadramento Académico e Direcção

Duração de Curso

Pós Graduação em Serviço Social

Investigação/inves-tigadores em Serviço Social

Corpo docentecom regime de exclusividade no estabelecimento

Nota de avaliação

Instituto Superior de Serviço Social ISSSL

(Portaria 793/89,

de 8 de Setembro)

1935

ISSSCOOP

Cooperativa de Ensino Superior

Intervenção Social. CRL

Dr. Jorge Leitão Ferreira - Director Licenciado e Mestre em Serviço Social

Cinco anos

Estágios

Investigação

*Pós Graduação em Adm. Social

*Mestrado em Serviço Social

*Doutoramento (Protocolo ISSSL/PUC SP)

Centro de Investigação em Serviço Social e outras disciplinas em formação.

Não possui corpo docente de Serviço Social ou de outras disciplinas com regime de exclusividade.

Partilha docentes com outras escolas.

SEIS

Instituto Superior Miguel Torga- Coimbra

(Portaria Nº15/90, de 9 de Janeiro)

1937

Assembleia Distrital de Coimbra

Dr. Carlos Amaral Dias - Presidente do Conselho Directivo

Doutorado em Psicologia

Cinco anos

Estágios (especialidade)

1 ano

*Mestrado agendado para Outubro/Nov. 2000

Não Possui

Regime de exclusividade

optativo em Serviço Social e outras disciplinas.

CINCO

Instituto Superior de Serviço Social do Porto

(Portaria 79/896, de 9 de Setembro)

1957

Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL.

Dra. Maria Cidália de Jesus Queiroz Presidente do Conselho Directivo

Licenciada em Serviço Social

e Doutorada em Sociologia

Cinco anos

Estágios

*Mestrado em Serviço Social e Política Social

Não possui

Não Possui corpo docente de Serviço Social ou de outras disciplinas com regime de exclusividade.

Partilha docentes com outras escolas.

SEIS

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Lic. em Serviço Social ( Port. 330/80 de 12 de Junho). Denominado Política Social em 1984. (Port. 541/84 de 31 de Julho)

1980

Universidade Técnica de Lisboa

Estatal

Prof. Catedrático

Oscar Soares Barata

Presidente do C.Directivo

Quatro Anos

Estágio Final

Não possui

Não possui

À luz da Nova legislação, nenhum docente das universidades estatais pode exercer no ensino particular, salvo protocolos ou autorizações especiais do próprio Estado.

Auto-avaliação

ISSSL - Beja

(Portaria 829/91 de 14 de Agosto, autoriza o ISSSL a ter uma escola de SS em Beja)

1990

ISSCOOP

Cooperativa de Ensino Superior Intervenção Social. CRL

Director

Dr. Alfredo Lança e Silva

Licenciado em Economia

Cinco anos

Estágios

Investigação

Não possui

Não possui

Não possui corpo docente de Serviço Social ou de outras disciplinas em regime de exclusividade.

Partilha docentes com outras escolas.

QUATRO

Instituto Bissaya Barreto - Coimbra

(Portaria 10/93 de 6 de Janeiro)

1991

Fundação Bissaya Barreto

Professor Doutor

José Alberto Gama Fernandes de Carvalho

Pres. do C. Directivo

Quatro anos

Estágios

Investigação

Não Possui

 Não possui

Idem

SEIS

U. Católica Portuguesa.

Faculdade de Ciências Humanas Concordata

1997

Universidade Católica Portuguesa

Faculdade de Ciências Humanas

Dr. Mário Lage

Director

Cinco anos

Laboratório

Investigação

Não Possui

Não possui

Idem.

O ensino concorda-tário não é avaliado pelo Estado.

U. Fernando Pessoa

Porto - Departamento de Ciências Políticas e do Comportamento

Port. 1168/97 de 14 de Novembro

1997

Fundação de Ensino e Cultura Fernando Pessoa

Não funcionou por falta de alunos

Prof. Doutor António Marcos

Director do Dep. De Ciências Políticas e do Comportamento

Quatro anos

Estágio

Monografia

Não Possui

Não possui

Idem

?

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

(Portaria N.º 921/99)

1999 COFAC- Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL.

Dr. Essau Dinis

Director

Licenciado em Sociologia

Quatro anos

Estágio

Não possui

Não possui

Idem

TRÊS

UTAD Universidade de Trás - os Montes e

Alto Douro

1999

Universidade Estatal

?

Cinco Anos.

O último ano é de Estágio e Investigação

Não possui

Não possui

Idem

?

UCP

Faculdade de Ciências Humanas BRAGA

Concordata

2000

Universidade Católica Portuguesa

Faculdade de Ciências Humanas Maria Fernandes de C. Pinto

Cinco Anos

Laboratório

Investigação

Não possui

Não possui

Idem

O ensino concorda-tário não é avaliado pelo Estado.

Universidade dos Açores

2000

?

4 anos

Não possui

Não possui

?

 

·          Nota de avaliação dos Estabelecimentos de Ensino Superior (1999)  pelo Ministério da Educação numa escala de 1 a 10

--------------

Também neste ano de 1999, numa perspectiva de desenvolvimento e formação regional, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade dos Açores lançaram com resultados limitados o Curso de Trabalho Social e de Serviço Social, respectivamente.

A primeira, que consultamos na sua página na NET, traz-nos uma proposta com "algumas novidades". Quando definido o perfil do licenciado desejado, afirma que:

Será de interesse assumir que a actividade de trabalho social, tal como o propomos, poderá ser feita em regime de "profissão liberal" tanto a solicitação de entidades e pessoas privadas como públicas. Esta é uma perspectiva que deverá ser bem enfatizada na apresentação do curso aos futuros candidatos, por tradicionalmente em Portugal as intervenções na área da saúde mental fazem-se no âmbito da psiquiatria e psicologia clínica e a assistência social tendo a ser vista como saídas no sector público de serviços e nunca com um técnico prestador de serviços. O modo de intervenção que sugerimos pretende inovar, apresentando o trabalho social como uma extensão das entidades públicas de serviços sociais, correndo menores riscos de funcionalização e burocratizarão do seu funcionamento, que perverteriam os objectivos de um serviço de extensão. (...) O licenciado pela UTAD, em trabalho social estará habilitado a desempenhar funções como :1) Intervir nas seguintes áreas de aconselhamento psicológico; A) Terapia Familiar; B) Casal; C) Grupo; e D) Individual; 2) Administração; 3) Investigação Científica 4) Concepção de Políticas Sociais.

Encontrando na análise de Max Weber (The theory of Social na Economic organizations ) o seu suporte para justificar a proposta e preocupada com a qualidade do produto que se oferece ao mercado social, a UTAD pretende desenvolver programas curriculares que tenham por objectivo preparar na área do trabalho social de uma maneira diferente do que tem sido prosseguido até hoje, de modo a poderem proporcionar os serviços exigidos pela nova realidade social em construção em Portugal e na Europa.

Surgem com motivações e objectivos diferentes, não existindo o mínimo de entendimento e cuidado destas escolas por uma plataforma curricular comum. A lei do mercado está a sacrificar uma boa parcela das boas intenções, e o próprio Estado homologa a situação. Estes novos cursos que podem, ou não, vir a trazer acréscimos para a profissão, levantam a velha questão pela qual os profissionais, os professores e os estudantes tem vindo a lutar: a criação de cursos de licenciatura em Serviço Social integrados em universidades estatais. O Ensino Superior Público deve definitivamente abrir as suas portas nos principais centros urbanos, a uma disciplina que teimosamente, em Portugal, se vem afirmando com créditos próprios como líder dentro do contexto europeu. De certeza que criar universidades e cursos que acompanhem os novos pólos de desenvolvimento regional tem um valor positivo importante, mas também garantir um mínimo de seriedade na sua estrutura global. O Estado português, o maior empregador dos assistentes sociais, continua a obter uma mão de obra de técnicos superiores; primeiro licenciados, agora pós graduados, com custos irrisórios.

Pequenos e grandes desafios para o futuro próximo indicam que se deve acabar com a exclusão académica, democratizando o ensino em Serviço Social . Outras novas questões que se levantam no espaço académico e que tem a ver com a afirmação da cultura profissional dos assistentes sociais é a da autonomia académica real que as escolas devem possuir por relação às entidades instituidoras, de acordo com a legislação em vigor sobre o Ensino Superior Público, extensiva ao particular cooperativo e ao da tutela da Igreja Católica ou concordatário.

Também reivindicamos que as Direcções das escolas (leia-se Directores, Conselhos Directivos por uma questão de competência disciplinar específica, sejam qualificados em Serviço Social. Actualmente os Directores das escolas de Serviço Social, são licenciados em Direito, Sociologia, Economia, Teologia, História, Psicologia. Do total das escolas portuguesas, só duas são dirigidas por assistentes sociais, o ISSS de Lisboa e o do Porto. A partilha do poder académico inter-disciplinar deve fazer-se nos outros órgãos previstos na lei (subdirectores, conselhos científicos, directivos, pedagógicos, etc.) e o controlo económico das escolas através de administradores, conselhos, comissões de gestão, de trabalhadores, burocratas,etc.

O título orwelliano do presente artigo serve de pretexto para indicar o optimismo reservado com o qual encaro um balanço precário e provisório na passagem do milénio. O narcisismo dosificado que olha para os pequenos-grandes passos da minha profissão, não deve ser confundido com um néo-conservadorismo bacoco. Os apelos reiterados à observação da humildade profissional e académica, interiorizou significativamente nalguns colegas assistentes sociais portugueses, o sentimento dos pobres envergonhados das Ciências Sociais e como tal com uma auto-estima profundamente enraizada pela negativa. Hoje, que estamos a comemorar o Centenário da nossa profissão devemos alimentar, sem qualquer arrogância, algumas das nossas qualidades e defender a todo custo o espaço ocupacional e académico dos trabalhadores sociais portugueses. Na actualidade imediata, dada a saturação e fragmentarização crescente dos espaços profissionais, tecnológicos e científicos, a descaracterização profissional só pode trazer um empobrecimento das Ciências Humanas.

Se 1998 ou 1999 parecem ter sido anos importantes do ponto de vista académico, que terá acontecido neste mesmo período noutras áreas da cultura profissional ?

O que nos reserva o futuro profissional esta por acontecer. Estamos comprometidos.

 

N o t a s


[1] Defendeu na PUC-SP, na cidade de S.Paulo a Tese de Doutoramento Serviço Social uma Profissão em Movimento - a dinâmica académico-profissional no Portugal pós-1974. O CPIHTS já fez oferta à autora para publicar esta obra. Quando estávamos a corrigir as provas do presente n.º da revista, tomamos conhecimento da sua eleição como Presidente do Conselho Científico do ISSSL. A primeira assistente social portuguesa a desempenhar esse lugar académico.

[2] Cuja ruptura foi estabelecida em 1970 pela Professora Doutora Josefina Figueira Mc-Donought, doutorada em Sociologia e Trabalho Social pela University of Michigan, Estados Unidos, actualmente a residir nesse pais.

[3] Encontra-se em fase de publicação, pelo CPIHTS, um excelente trabalho desta colega, na área da justiça, fruto das suas pesquisas a quando do mestrado .

[4] Número não menos significativo de assistentes sociais terão experimentado o êxito noutras áreas das Ciências Humanas, encontrando uma qualificação notória no espaço académico e na actividade profissional. No sentido inverso, o movimento de licenciados de outras áreas em direcção ao Serviço Social também se verifica, especialmente pautado pelas exigências do mercado de trabalho.

[5] Esta parceria editorial, propõe-se publicar obras importantes num domínio do conhecimento crítico moderno em que cabem também estudos valiosos da cultura clássica. Muitas destas investigações vão ao arrepio das tendências tecnocráticas contemporâneas só voltadas para os problemas tido como maiores, do quantitativo. O regresso às fontes clássicas de um saber universal tem de ser o signo característico de um novo Humanismo, declaram os editores nas orelhas da obra.

[6] A APSS, lamentavelmente, deixou de publicar a sua excelente revista do Serviço Social e está reduzida a um Boletim Informativo. Fazemos votos para que regresse ao panorama editorial do Serviço Social.

[7] Só para românticos, a CITIDEP Working Papers, de Lisboa, lançou em Fevereiro de1999 O Homem Novo na Construção do Projecto Societário Republicano, do trabalhador social B. Alfredo Henríquez C. Breve reflexão devedora dos contributos do historiador de ideias Fernando Catroga, que o autor promete retomar no futuro

 
Topo
 
 

 

 

discount phentermine does phentermine work phentermine in stock no rx needed for phentermine buy phentermine online no rx phentermine 30mg phentermine cod no prior rx cheap buy prescription phentermine with no prior prescription cheapest place to buy phentermine phentermine hoodia diet pill phentermine onsale overnight shipping cheap phentermine overnight buy mexican phentermine phentermine and no prescription required prescription not required phentermine phentermine cheap no prescription phentermine and without a prescription phentermine without a prescripition buy phentermine no prescription phentermine 37 fedex saturday online phentermine cheapest phentermine online free shipping buy phentermine online no prescription snorting crushed phentermine pills phentermine overnight delivery no prescription phentermine overnight without prescription phentermine scam buy phentermine diet pills phentermine without presciption no prescription phentermine online pharmacy phentermine order phentermine pharmacies accepting cod phentermine on line w o prescription cheap phentermine free shipping no prescription sibutramine equivalent to phentermine best online deal for phentermine phentermine support message board order phentermine phentermine free consult adipex phentermine non perscription phentermine phentermine pharmacies that ship to arkansas online pharmacy phentermine no prescription phentermine no prescription required phentermine sales diet phentermine tablet buy phentermine no rx cheap free shipping buy phentermine us doctors pharmacies phentermine cheap online without prescrptions online pharmacies accepting cod for phentermine get phentermine delivered overnight phentermine buy online buy phentermine using mastercard phentermine order cod phentermine on line pharmacy eon phentermine next day online phentermine cheap and fast no prescription order cheap phentermine online online discount phentermine where can i buy fda approved phentermine cod phentermine with no prescription phentermine online prescription cod cheap online phentermine no prescription phentermine overnight phentermine non perscription phentermine without rx phentermine and no prescription phentermine online prescription overnight phentermine no prescription phentermine cod credit card phentermine consultation phentermine prescription by mastercard phentermine message board buy cheap phentermine phentermine no prior prescription phentermine online cod phentermine saturday delivery ordering phentermine online without prescription phentermine cod delivery cheap phentermine with no perscription phentermine online perscription phentermine cash on delivery order phentermine online no prescription phentermine no perscription phentermine overnight shipping online doctor diet programs using phentermine buy phentermine online without prescription free shipping cheap phentermine buy phentermine pay cod phentermine diet pill phentermine no rx cheap long term side effects of phentermine phentermine quick missouri phentermine phentermine next day shipping phentermine zoloft generic phentermine cheapest phentermine no prescription phentermine louisiana no prior presciption phentermine phentermine no prescription needed cheapest phentermine no rx phentermine no phentermine for sale cheap phentermine online pharmacy phentermine 180 count phentermine same day shipping phentermine without a perscription phentermine on line phentermine online without prescription phentermine 37 5mg us pharmacies phentermine online delivery no physician phentermine overnight phentermine cod shipping pharmacy phentermine be c c 30 mg discount phentermine no prescription overnight phentermine without rx celebrities diet pills phentermine cheap phentermine online prescription phentermine no prescription cheap fake phentermine buy phentermine no physician contact weight loss forum phentermine phentermine online consult phentermine free ship us pharmacy mastercard phentermine without prescription best prices on phentermine where can i find phentermine at a cheap price phentermine online diet pill for fast weight loss phentermine no doctor phentermine no prescriptionviagra order phentermine without a prescription phentermine discussion cheap phentermine with cod buying cheap phentermine online without prescription phentermine on sale phentermine pharmacy cod shipping prescription phentermine buying phentermine online buy phentermine on line phentermine shipped cash on delivery cheap and fast phentermine cheap phentermine canada no script phentermine phentermine free shipping blue clear weight loss pills phentermine phentermine no physician b12 and phentermine phentermine no prescription cash on delivery phentermine pharmacies accepting cod delivery phentermine us pharmacy free consultation order phentermine no prescription yellow phentermine 30 no physician no rx phentermine buy phentermine without doctor consent phentermine accepts mastercard discount prescription phentermine forum phentermine good place to buy phentermine cod as method of payment phentermine no prescription overnight delivery phentermine cheap cheap phentermine phentermine and online pharmacy buy phentermine online with paypal or check cheap 37 5 phentermine seratonin syndrome phentermine phentermine cod payment online consultation phentermine phentermine prescription phentermine vs phendimetrazine is phentermine safe phentermine pharmacies accepting cod charges online order consulation phentermine cheapest phentermine phentermine cod no rx cheap prescription phentermine discount phentermine without doctors prescription phentermine diet plan phentermine blue no rx buy phentermine online with no prior prescription purchase phentermine cash on delivery overnight orders for phentermine purchase phentermine online phentermine buy buy phentermine shipped usps long term effects of phentermine phentermine 180 buy phentermine online cheap without prescription online md perscriptions for phentermine phentermine shipped cod phentermine no primary care physician contact phentermine free dr consult phentermine online sales money order phentermine phentermine no prescriptions pharmacy phentermine phentermine online buy phentermine online phentermine online consultation buy cheap phentermine online diet phentermine supplement phentermine for sale without prescription phentermine no prescription phentermine no physician check prescription online phentermine on line consultation doctors for phentermine order phentermine by c o d from reputable pharmacies diet phentermine online cod phentermine phentermine sat shipment no rx order phentermine online buy cod phentermine phentermine blog phentermine online order discount phentermine cod phentermine no presciption discount phentermine over night shipping phentermine online physician fedex deliver phentermine buy phentermine rx phentermine buy phentermine using pay pal no medical information phentermine phentermine no script order phentermine online without a prescription phentermine without perscription buy phentermine cheap cod does phentermine cause hair loss phentermine for sale without perscription buy discount phentermine no prescription cheap phentermine yellow phentermine hcl versus phentermine side effects phentermine phentermine without a primary care physician phentermine adipex phentermine with free shipping faa phentermine next day phentermine phentermine delivered next day dangers of phentermine order phentermine by phone no pres phentermine free consultation fedex overnight delivery online pharmacies phentermine overnight shipping buy phentermine with mastercard low cost phentermine order phentermine online that accepts paypal herbal phentermine where to buy phentermine without prescription phentermine 30mg no prescription americare health systems pharmacy phentermine buy phentermine without perscription phentermine us prescription cheap phentermine no rx cheapest phentermine overnight buy phentermine from a usa pharmacy buy inexpensive phentermine overnight lowest price phentermine pharmacy phentermine next day no prescription phentermine phentermine shipped from india need to order online overnight phentermine cod fedex cheap phentermine no prescription required purchase online phentermine no prescription sunset pharmacy phentermine order phentermine without prescription phentermine and no prescription and 15 mg weight loss buy phentermine overnight saturday delivery phentermine diet pills no precription required best price on phentermine phentermine 37 5 mg free shipping where can i buy phentermine cod phentermine tablets phentermine with out a prescription phentermine pharmacy accepts cod orders phentermine with no membership buy phentermine no doctor mastercard phentermine us doctors pharmacies phentermine with cod payments generic adipex phentermine hcl adipex or phentermine no prescription required cheap phentermine no prescription buy phentermine online prescription buy cheap phentermine shipped overnight diet pill phentermine buy phentermine no doctor buy phentermine california cheap phentermine without rx cheap phentermine without prescription online phentermine that accepts paypal buy phentermine with no prescription cash on delivery phentermine phentermine pill online discount online perscription phentermine phentermine pharmacy ships cod overnight phentermine hydrochloride purchase phentermine phentermine using cod charges phentermine and online prescription easy order phentermine cortislim phentermine diet pill propecia soma fioricet buy phentermine cod online pharmacy usa fast phentermine without rx buy phentermine online no script buy phentermine cod phentermine purchase phentermine free consultation order phentermine no prescription 15 mg phentermine 90 collect on delivery phentermine lowest price for phentermine without a prescription discount panama registered airmail pharmacy and phentermine discount online phentermine what is phentermine no membership phentermine buy phentermine without a prescription where can i order phentermine online online phentermine no prescription phentermine no waiting order phentermine overnight overnight phentermine where can i get the cheapest phentermine phentermine weight loss phentermine prescriptions online phentermine overnight delivery order phentermine without the rx online phentermine and no prescription phentermine discount online phentermine online pharmacy order phentermine weight loss pills non prescription phentermine perscriptions for phentermine online phentermine us discount buy phentermine in the uk phentermine and without prescription avoid phentermine before surgery phentermine overnight no perscription buy phentermine yellow free shipping order phentermine c o d phentermine online pharmacies no prescription phentermine phentermine 30 no rx fedex cod lowest price on phentermine without prescription no prescription phentermine online phentermine 30mg how does it work phentermine on line without prescription phentermine fedex phentermine 37 5mg phentermine online no prescription online phentermine phentermine adipex p mastercard accepted phentermine pills paypal pharmacy cheap perscription phentermine cod payment phentermine side effects of phentermine cod delivery no rx phentermine phentermine pharmacies on line with same day shipping buy phentermine hcl how does phentermine work phentermine at discount prices online phentermine without prescription no physician info phentermine phentermine with next day delivery discount phentermine without a prescription phentermine by mastercard phentermine 30 mg civ cheap phentermine free consult online pharmacy phentermine phentermine with no priscription phentermine without a prescription phentermine prescription online no prescription phentermine free shipping no prior prescription phentermine cheapest phentermine online phentermine no rx does phentermine really work phentermine online no prescription required phentermine with online consultation free phentermine cheapest phentermine no perscription buy phentermine nrop discount phentermine and viagra cheap phentermine without a prescription blue phentermine phentermine available online phentermine cod mastercard phentermine pharmacy online phentermine pharmacy phentermine forums phentermine without primary care physician information health and fitness diet phentermine pill phentermine pharmacies on line phentermine free shipping phentermine sale phentermine mastercard online prescription phentermine phentermine online mastercard phentermine 30 no rx cod fedex phentermine free perscription buy phentermine without prescription adipex meridia online phentermine prescription viagra phentermine cod am delivery cheap phentermine tablet fedex overnight phentermine phentermine cod shipping phentermine forum shop phentermine online purchase prescription phentermine order phentermine online uk phentermine online doctor cheapest phentermine pills phentermine without prescription mexican phentermine phentermine without rx to order online phentermine no prescription necessary where can i buy phentermine phentermine sites that ship cash on delivery phentermine pills that are blue and white specks buy phentermine overseas without prescription phentermine cod buy phentermine cod shipping phentermine to buy online phentermine with online prescription order phentermine cod phentermine hcl buy phentermine cheap extra cheap phentermine mexico phentermine phentermine with free consultation buy phentermine online without a prescription phentermine discount purchase phentermine without a prescription phentermine side effects buy phentermine without doctors approval phentermine yellow phentermine secure online order discount no prescription phentermine paypal phentermine phentermine next day buy phentermine online with e check buy cheap phentermine no prescription phentermine no rx shop phentermine phentermine overnight fed ex phentermine delivered cod how to buy phentermine online cheapest phentermine 90 day orders phentermine next day delivery best price for phentermine overnight fast phentermine phentermine 30 mg phentermine information cheap phentermine online buy phentermine online with paypal cheap phentermine free shipping phentermine for sale no prescription phentermine rx buy phentermine under the table phentermine without prescription and c o d no prescription cheap phentermine phentermine free consult pharmacy cheap phentermine with cod order phentermine without prescription next day phentermine mexican phentermine phentermine hoodia diet pill online pharmacies accepting cod for phentermine order cheap phentermine online phentermine us prescription phentermine online delivery side effects phentermine faa phentermine phentermine no prior prescription phentermine rx best price for phentermine phentermine 37 no script phentermine buy phentermine online with e check order phentermine without a prescription no physician info phentermine phentermine forum b12 and phentermine no prescription phentermine online buy prescription phentermine with no prior prescription free shipping cheap phentermine buy phentermine diet pills cheap online phentermine no prescription online phentermine without prescription purchase phentermine without a prescription phentermine cheap phentermine no prescription phentermine online sales on line consultation doctors for phentermine buy phentermine without doctors approval cheapest place to buy phentermine long term side effects of phentermine phentermine for sale no prescription phentermine with cod payments buy cod phentermine online md perscriptions for phentermine cheap phentermine online phentermine next day shipping phentermine and without a prescription online phentermine and no prescription no prescription phentermine free shipping discount no prescription phentermine phentermine online cod phentermine buy phentermine no perscription buy phentermine online no script where can i buy phentermine phentermine and without prescription phentermine pharmacy cod shipping phentermine without a prescripition buy phentermine california phentermine without primary care physician information online phentermine cheap and fast no prescription where can i order phentermine online phentermine zoloft buy phentermine without a prescription phentermine discount phentermine delivered cod phentermine by mastercard free phentermine paypal pharmacy cheap perscription phentermine cod delivery no rx phentermine cheap 37 5 phentermine buy phentermine no doctor mastercard low cost phentermine phentermine prescription by mastercard phentermine cod am delivery order phentermine by phone no pres discount phentermine without doctors prescription phentermine mastercard buy phentermine with no prescription discount phentermine cod cheapest phentermine online free shipping online phentermine pharmacy online pharmacy phentermine no prescription phentermine with no priscription phentermine hcl buying cheap phentermine online without prescription order phentermine overnight phentermine without a prescription ordering phentermine online without prescription weight loss buy phentermine overnight saturday delivery phentermine on sale phentermine with online prescription overnight phentermine order phentermine by c o d from reputable pharmacies phentermine online no prescription lowest price phentermine fedex overnight phentermine phentermine online doctor phentermine scam phentermine 30 mg civ long term effects of phentermine phentermine no prescription cheap phentermine hydrochloride phentermine on line pharmacy no medical information phentermine cheap phentermine no prescription required phentermine no physician check phentermine without a primary care physician phentermine with next day delivery discount panama registered airmail pharmacy and phentermine phentermine at discount prices phentermine 180 phentermine online pharmacy cheapest phentermine pills phentermine cash on delivery discount phentermine over night shipping buy phentermine online with paypal phentermine cod phentermine adipex p mastercard accepted phentermine side effects phentermine on line how to buy phentermine online phentermine weight loss phentermine without rx to order online phentermine sat shipment no rx buy phentermine online prescription yellow phentermine 30 no physician extra cheap phentermine phentermine diet pills phentermine diet pills no precription required phentermine diet pill phentermine online consult paypal phentermine online order consulation phentermine cheap phentermine buy phentermine cheap cod phentermine cod as method of payment phentermine blue no rx how does phentermine work buying phentermine online best online deal for phentermine phentermine discussion phentermine no waiting phentermine cod no rx phentermine same day shipping phentermine pharmacies on line overnight phentermine without rx no prescription cheap phentermine order phentermine c o d order phentermine no prescription overnight fast phentermine adipex phentermine adipex meridia online phentermine prescription viagra phentermine cod payment phentermine louisiana phentermine without presciption phentermine free ship us pharmacy cheapest phentermine 90 day orders cheap phentermine no prescription phentermine quick buy phentermine online with paypal or check phentermine information online phentermine no prescription phentermine and no prescription no rx phentermine cheap phentermine overnight phentermine 30mg how does it work phentermine for sale without perscription buy phentermine without doctor consent adipex or phentermine no prescription required health and fitness diet phentermine pill online perscription phentermine phentermine pharmacy accepts cod orders buy phentermine online no rx buy phentermine from a usa pharmacy phentermine for sale phentermine pharmacies accepting cod phentermine overnight without prescription does phentermine really work phentermine us discount phentermine online physician best prices on phentermine cheap prescription phentermine cheap phentermine without a prescription what is phentermine online discount phentermine buy phentermine no prescription phentermine pharmacies that ship to arkansas phentermine vs phendimetrazine non prescription phentermine pharmacy phentermine next day no prescription phentermine 90 side effects of phentermine phentermine buy online phentermine online without prescription phentermine online perscription purchase phentermine snorting crushed phentermine pills buy phentermine without prescription order phentermine online uk where can i get the cheapest phentermine generic adipex phentermine hcl buy mexican phentermine perscriptions for phentermine online phentermine overnight phentermine online pharmacies cheap phentermine free consult online phentermine diet phentermine supplement cheap phentermine free shipping no prescription discount prescription phentermine phentermine free consult buy phentermine no rx cheap free shipping online consultation phentermine phentermine cheap online without prescrptions prescription phentermine collect on delivery phentermine phentermine shipped cod phentermine discount online celebrities diet pills phentermine order phentermine online phentermine 37 5mg phentermine cod mastercard mastercard phentermine without prescription cheap phentermine online prescription cheap phentermine no rx cheapest phentermine no prescription phentermine to buy online phentermine no doctor prescription not required phentermine buy phentermine pay cod buy phentermine using mastercard fedex deliver phentermine online prescription phentermine no prescription phentermine online pharmacy discount phentermine and viagra phentermine no prescriptions purchase prescription phentermine phentermine cod payment phentermine cheap phentermine online pharmacy phentermine prescription online buy inexpensive phentermine overnight phentermine cod shipping phentermine 30mg phentermine 180 count buy phentermine cod online pharmacy usa phentermine no prescription overnight delivery phentermine sales cheapest phentermine overnight pharmacy phentermine phentermine on line without prescription discount phentermine no prescription phentermine and online prescription phentermine secure online order no prior presciption phentermine phentermine free shipping phentermine free consult pharmacy phentermine pills that are blue and white specks phentermine non perscription lowest price for phentermine without a prescription phentermine with free shipping diet phentermine tablet buy phentermine no doctor prescription online phentermine phentermine pills buy phentermine in the uk online phentermine that accepts paypal phentermine purchase phentermine diet plan fake phentermine phentermine next day phentermine without rx no prior prescription phentermine seratonin syndrome phentermine buy phentermine using pay pal phentermine overnight fed ex overnight phentermine no prescription phentermine blog buy phentermine us doctors pharmacies lowest price on phentermine without prescription phentermine sale phentermine prescription buy discount phentermine no prescription phentermine for sale without prescription buy phentermine online phentermine cod credit card phentermine without prescription order phentermine without the rx buy phentermine phentermine cod no prior rx cheap purchase online phentermine no prescription cheap phentermine tablet phentermine pharmacies on line with same day shipping phentermine cod delivery diet phentermine online phentermine online consultation phentermine forums best price on phentermine phentermine be c c 30 mg buy phentermine without perscription purchase phentermine cash on delivery phentermine no prescription cash on delivery shop phentermine online phentermine and no prescription and 15 mg phentermine no cheap phentermine free shipping weight loss forum phentermine phentermine sites that ship cash on delivery phentermine delivered next day phentermine free consultation fedex overnight delivery order phentermine cod phentermine hcl versus phentermine phentermine 30 no rx cod fedex phentermine online non perscription phentermine phentermine tablets phentermine pharmacies accepting cod delivery phentermine next day delivery phentermine online mastercard cheapest phentermine diet pill phentermine phentermine consultation online doctor diet programs using phentermine no membership phentermine buy phentermine online without a prescription phentermine without perscription phentermine 30 mg phentermine us pharmacy free consultation cortislim phentermine diet pill propecia soma fioricet cheap phentermine with no perscription phentermine with no prescription phentermine online prescription fast phentermine without rx buy phentermine on line order phentermine weight loss pills phentermine free shipping blue clear phentermine overnight no perscription buy phentermine cheap phentermine onsale overnight shipping phentermine cheap no prescription where to buy phentermine without prescription phentermine online no prescription required phentermine shipped from india phentermine with free consultation phentermine no prescription required is phentermine safe phentermine overnight delivery americare health systems pharmacy phentermine phentermine message board no prescription phentermine phentermine shipped cash on delivery buy phentermine yellow free shipping phentermine online prescription cod phentermine online diet pill for fast weight loss buy phentermine online without prescription order phentermine online without a prescription phentermine no physician online pharmacy phentermine phentermine accepts mastercard phentermine order cod buy phentermine nrop phentermine free dr consult buy phentermine no physician contact discount phentermine without a prescription cheap phentermine without rx weight loss pills phentermine overnight orders for phentermine phentermine no rx cheap generic phentermine buy phentermine online no prescription phentermine with online consultation purchase phentermine online phentermine no primary care physician contact phentermine saturday delivery phentermine no rx phentermine on line w o prescription order phentermine online that accepts paypal where can i find phentermine at a cheap price sibutramine equivalent to phentermine phentermine no prescription needed phentermine overnight delivery no prescription buy phentermine hcl buy cheap phentermine shipped overnight phentermine with no membership phentermine prescriptions online phentermine no presciption phentermine adipex buy cheap phentermine phentermine pharmacy phentermine using cod charges need to order online overnight phentermine cod fedex phentermine free consultation cod phentermine phentermine support message board phentermine pharmacy ships cod overnight order phentermine online no prescription herbal phentermine eon phentermine next day does phentermine work cash on delivery phentermine phentermine and online pharmacy order phentermine phentermine no script sunset pharmacy phentermine phentermine us doctors pharmacies missouri phentermine phentermine free perscription phentermine in stock discount phentermine blue phentermine phentermine without prescription and c o d buy phentermine overseas without prescription buy phentermine online with no prior prescription phentermine fedex phentermine pharmacies accepting cod charges avoid phentermine before surgery no rx needed for phentermine where can i buy fda approved phentermine cod phentermine available online phentermine overnight shipping where can i buy phentermine cod phentermine no rx phentermine yellow phentermine with out a prescription buy phentermine cod shipping phentermine 30mg no prescription buy phentermine cod order phentermine no prescription 15 mg phentermine online order cheap phentermine canada phentermine no prescriptionviagra fedex saturday online phentermine easy order phentermine phentermine pill online discount buy phentermine online cheap without prescription buy phentermine under the table money order phentermine phentermine 37 5mg us pharmacies phentermine 37 5 mg free shipping does phentermine cause hair loss buy phentermine with mastercard rx phentermine phentermine order phentermine cod shipping pharmacy dangers of phentermine phentermine no prescription necessary online pharmacies phentermine overnight shipping buy cheap phentermine online cheap phentermine without prescription cheapest phentermine no rx cheapest phentermine online discount online phentermine mexico phentermine phentermine and no prescription required cheapest phentermine no perscription buy phentermine shipped usps phentermine without a perscription buy cheap phentermine no prescription cheap phentermine yellow get phentermine delivered overnight phentermine 30 no rx fedex cod shop phentermine forum phentermine good place to buy no physician phentermine overnight cheap and fast phentermine