Nota Biográfica

Maria Rosa Ferreira Clemente Morais Tomé é Assistente Social, licenciada em 1981 no Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra e mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

 

 

 

Durante oito anos de carreira profissional foi técnica de educação nos Serviços de Educação e Ensino, primeiro no Centro de Observação e Acção Social de Coimbra, da extinta Direcção Geral dos Serviços Tutelares de Menores e, depois, nos Estabelecimentos Prisionais de Paços de Ferreira e do Porto, da Direcção Geral dos Serviços Prisionais.
Ingressou na carreira docente em 1990, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra (na altura designado Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra (onde leccionou varias disciplinas da área de Serviço Social e orientou trabalhos de investigação e de estagio. Actualmente é assistente no mesmo Instituto, lecciona na licenciatura em Serviço Social a disciplina do 3º Ano de Teoria e Metodologia do Serviço Social II, e coordenadora dos estágios do Ramo de especialidade de Justiça e Reinserção Social e supervisora de estágios no referido ramo.

Como investigadora nesta área temática, desenvolve os seguintes projectos: "Trabalho Comunitário e Sistema de Protecção de Menores" no sub-grupo de Serviço Social do Centro de Investigação em Maturação Individual e Dinâmica Comunitária do ISMT e “O Serviço Social nos Serviços Tutelares de Menores", no Centro Português de Investigação em Historia e Trabalho Social CPIHTS.

No âmbito das actividades de docência organizou alguns seminários dos quais se destacam, entre outros: “Integração Social Problemas e Praticas: da Prisão à Reinserção Social"; “Percursos Diversos Crianças e Jovens: teorias e praticas". Publicou em co-autoria os artigos “O Serviço Social e a Psicologia na Prisão: Causes e Efeitos de Lima Interdisciplinaridade", em I Mostra - O Serviço Social nos anos 80, em 1988. e "Le Service Social et la Constrution da la Citoyennete: un project de recherche evaluation des structures de definition et concretisation de la protetion aux mineurs" em Human Rights & Social Work Education: Final Report of the EASSW European Seminar. 1995. Publicou ainda o artigo "Ética e Deontologia para o Serviço Social, na revista Intervenção Social. n.° 19 de Junho de 1999, do ISSS e a resenha do livro “A Investigação em Serviço Social, de Myrian Veras Baptista, na revista Interacções. n.º do ISMT, de Abril de 2002.


 

 


     
 
Home |