CPIHTS - Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social

 

 

O CPIHTS - Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social - é uma associação científica de Serviço Social, criada em Julho de 1993 (Diário da República, III Série de 29/09/1993).

Tem como principais objectivos:
- o estudo e a investigação do Serviço Social e da sua História, dos problemas sociais, das políticas sociais e da intervenção social na realidade portuguesa;
-
a publicação dos resultados da sua actividade: a promoção e a realização de debates e eventos de natureza cientifica sobre temáticas sociais relevantes para a intervenção social e profissional;
- o estabelecimento de relações de intercâmbio com organizações similares de carácter nacional e internacional.

Os investigadores e colaboradores do CPIHTS são Assistentes Sociais e de outras áreas, professores universitários e de estabelecimentos de ensino superior portugueses e estrangeiros (Europa, Estados Unidos e América Latina) que exercem a sua actividade de investigação em áreas como: Serviço Social, Filosofia, Economia, Sociologia e História. A sua adesão formal está salvaguardada por protocolos e autorizações das entidades académicas.

Centro pioneiro no domínio da investigação na área tem-se vindo a consolidar ao longo do processo de qualificação académica em Serviço Social Português: Licenciatura (1989): Mestrado (1995). Doutoramento (1993) e Pós-Doutoramento (1999).

O CPIHTS integra Assistentes Sociais que iniciaram este processo e que criaram, em 1987, o "Núcleo de Investigação de História do Serviço Social Português" com o projecto colectivo “A construção do conhecimento do Serviço Social”.

O CPIHTS é credenciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e reconhecido internacionalmente como centro de acolhimento de investigadores de pós-graduação académica, tendo já realizado estágios de investigação doutorandos em Serviço Social de várias universidades estrangeiras.

 
 
Home |